Avisos e
instruções para o bispo sobre como comer e vestir e rezar e como ele deve
comportar-se antes de refeições, em refeições, após as refeições e também sobre
seu sono e como ele deverá efectuar o ofício do Bispo sempre e em toda parte.
Livro 3 - Capítulo 1
Jesus Cristo, Deus e Homem, que veio à
terra para assumir uma natureza humana e salvar almas através de seu sangue,
que divulgou o verdadeiro caminho de céu e abriu seus portões, ele próprio
enviou-me a todos vós. Ouve, filha, tu a quem foi dado a ouvir verdades
espirituais. Se este bispo se propõe a seguir o caminho estreito tomado por
poucos e para ser um desses poucos, deixa-o primeiro deixar de lado a carga que
o oprime e pesa-lhe para baixo - refiro-me a seus desejos mundanos - usando o
mundo apenas para necessidades coerentes com o modesto sustento de um bispo.
Trata-se do que esse homem bom Mateus fez quando ele foi chamado por Deus.
Deixando para trás a carga pesada do
mundo, ele descobriu um fardo leve. Em segundo lugar, o bispo deve ser cingido,
preparado para a viagem, para usar as palavras da escritura. Tobias estava
pronto para sua viagem, quando ele descobriu o anjo lá de pé cingido. O que
significa dizer que o anjo foi cingido? Isso significa que cada bispo deve ser
cingido com o cinto da Justiça e Caridade Divina, pronto para seguir o mesmo
caminho daquele que disse: "eu sou o bom pastor e eu entreguei minha vida
por minhas ovelhas." Ele deve estar pronto para falar a verdade nas suas
palavras, prontos para executar a justiça em suas acções, tanto sobre si
próprio e sobre outros, não negligenciar Justiça devido às ameaças e
provocações, ou amizades falsas ou receios vazios. Para bispo assim cingido,
Tobias, ou seja, os justos, deverão vir, e eles o seguirão em seu caminho.
Em terceiro lugar, ele deveria comer pão
e água antes de ele empreenda a sua jornada, como podemos ler sobre Elias, que,
acordado de seu sono, encontrou pão e água à sua cabeceira. O que é este pão
dado ao profeta, se não os bens materiais e espirituais que lhe foram
concedidos? Porque o pão material foi dado a ele no deserto como uma lição.
Embora Deus pudesse ter sustentado o Profeta sem comida material, ele queria
que o pão material fosse preparado para ele para que as pessoas pudessem
compreender que fosse vontade de Deus que eles utilizassem as dádivas de Deus
moderadamente para o alívio das necessidades do corpo. Além disso, uma infusão
do espírito inspirou o profeta quando ele prosseguiu por quarenta dias com a
força daquele alimento. Porque, se nenhuma unção interior da graça tivesse sido
inspirada em sua mente, ele teria certamente desistido durante as dificuldades
e tentações daqueles quarenta dias, porque, por si mesmo ele era fraco, mas em
Deus, ele teve força para concluir tal viagem.
Por conseguinte, na medida em que o
homem vive de cada palavra de Deus,imploramos que o bispo tome o bocado de pão,
ou seja, amar a Deus acima de tudo. Ele vai encontrar esta bocado em sua
cabeça, no sentido de que sua própria razão diz-lhe que Deus é para ser amado
acima de tudo e antes de todas as coisas, tanto devido à criação e redenção e
também devido à sua paciência e bondade duradouras. Nós o convidamos também a
beber um pouco de água, ou seja, a pensar intimamente sobre a amargura da
paixão de Cristo. Quem é digno de poder meditar sobre a agonia da natureza
humana de Cristo, que ele estava sofrendo no momento em que ele rezou para o
cálice da sua paixão ser afastado d’Ele e quando gotas de Seu sangue estavam
escorrendo para o chão? O bispo deve beber desta água juntamente com o pão de
caridade e ele será fortalecido para seguir o caminho de Jesus Cristo.
Assim que o bispo partir no caminho da
salvação, se ele quiser fazer mais progressos, é útil para ele dar graças a
Deus com todo seu coração desde a primeira hora do dia, considerando suas
próprias acções cuidadosamente e pedindo ajuda a Deus para cumprir Sua vontade.
Em seguida, quando ele estiver se
vestindo, ele deve rezar desta forma: "Cinzas devem ficar com cinzas ,
poeira com poeira. Porém, porque sou bispo por providência de Deus, eu estou
colocando essas roupas feitas a partir do pó da Terra sobre ti, meu corpo, não
pelo amor à beleza ou ostentação, mas como uma cobertura, para que sua nudez
não possa ser vista. Não me importa se teu vestuário é melhor ou pior, mas
apenas que o hábito do Bispo deve ser reconhecido por reverência a Deus e que
através de seu hábito possa ser reconhecida a autoridade do Bispo para a
correção e instrução dos outros. E, portanto, Deus amável, peço a vós que me
deis firmeza de espírito para que eu não me orgulhe de minhas preciosas cinzas
e poeiras e nem me glorifique tolamente nas cores de pura poeira . Concedei-me
fortaleza para que, assim como o traje de um bispo é mais distinguido e
respeitado do que outros devido a sua autoridade divina, o traje da minha alma
pode ser aceitável diante de Deus, para eu não seja atirado às profundezas por
ter exercido autoridade de maneira indigna e sem valor,para que eu não seja
ignominiosamente despido por ter tolamente vestido meu traje venerável para
minha própria condenação. »
Depois disso, ele deve ler ou cantar as
horas. Quanto mais alta a posição à qual uma pessoa sobe , mais glória ela deve
dar a Deus. No entanto, um coração puro apraz a Deus tanto em silêncio como no
cantar, desde que uma pessoa esteja ocupada com outras tarefas justas e úteis.
Após a missa for rezada, o bispo deve cumprir suas funções episcopais, tendo
diligente cuidado não dar mais atenção a coisas materiais do que a espirituais.
Quando ele vier à mesa de jantar, este deve ser seu pensamento: "Senhor
Jesus Cristo, vós comandais que o corpo corruptível seja sustentado com
alimentos materiais, ajudai-me a dar ao meu corpo o que precisa de forma que a
carne não cresça vergonhosamente em insolência contra a alma devido ao comer supérfluo
nem em preguiça e lerdeza no seu serviço devido a abstinência imprudente.
Inspirai em mim uma moderação adequada
para que quando este homem da Terra alimenta-se com coisas da terra, o Senhor
da terra não seja provocado à raiva, por sua criatura da Terra. » Enquanto à
mesa, ao Bispo é permitido a ter o tipo de recreação moderada e conversa em que
vaidade insensata é evitada e nenhuma palavra é proferida ou ouvida que possa
oferecer aos ouvintes uma ocasião do pecado. Pelo contrário, deveria todos ser
adequada e salutar.
Se pão e vinho estiverem faltando à mesa
material, tudo perde seu sabor; da mesma forma, se boa doutrina e exortação
estiverem ausentes da mesa episcopal e espiritual, tudo ali posto parece sem
gosto para a alma. E assim, para evitar qualquer ocasião de frivolidade, algo
deve ser lido ou recitado à mesa que pode ser de proveito para aqueles sentados
ali. Quando a refeição é encerrada e a benção de ação de graças tiver sido
rezada a Deus, o bispo deve planejar o que ele tem de fazer ou ler livros que
podem provocar-lhe em direção à perfeição espiritual. Depois do jantar, porém,
ele pode se entreter com os companhias de seu lar. No entanto, exatamente como
uma mãe ao dar leite para o bebê unta seus mamilos com cinzas ou alguma outra substância
amarga até que ela desmame gradualmente o bebê e o acostume a alimentos
sólidos, assim também o bispo deverá colocar os seus companheiros mais próximos
a Deus através do tipo de conversa em que eles possam vir a temer e amar a
Deus, tornando-se desta forma não só seu pai através da autoridade divina nele,
mas também sua mãe através da formação espiritual que lhes dá.
Se ele estiver claramente consciente de
que qualquer pessoa em seu lar está no estado de pecado mortal e não se
arrependeu apesar de advertências, então, ele deve separar-se dele. Se ele lhe
retiver por conveniência e consolação temporais, ele não estará imune do pecado
do outro. Quando ele for para cama, ele deve examinar cuidadosamente os atos e
impressões do dia que passou, com os pensamentos seguintes: ' Ó Deus, criador
do meu corpo e alma, assisti-me na sua misericórdia.
Concedei-me vossa graça, para que eu não
fique morno e indiferente no seu serviço pelo muito dormir nem fique fraco no
seu serviço devido ao sono perturbado, mas concedei-me, para vossa glória, essa
medida de sono que prescrevestes para nós para dar o descanso ao corpo. Dai-me
fortaleza para que meu inimigo, o diabo, não possa perturbar-me, nem
arrastar-me para longe de sua bondade. » Quando ele se levantar do leito, ele
deve enxaguar em confissão quaisquer lapsos que pode ter sofrido a carne, para
que o sono da noite seguinte não possa começar com os pecados da noite
anterior."