Palavras da Virgem para sua filha sobre a
solução oportuna para as dificuldades que o bispo encontrará no caminho
estreito, e sobre como a paciência é simbolizada pelo vestuário e os dez
mandamentos, por dez dedos, e o desejo de eternidade e a aversão pelas coisas
mundanas por dois pés, e sobre três inimigos para o bispo em seu caminho.
Livro 3 - Capítulo 2
Novamente a mãe de Deus fala: "Dize
ao bispo que, se ele partir por este caminho, ele irá encontrar-se com três
dificuldades. A primeira dificuldade é que é um caminho estreito; o segundo,
que não existem espinhos pontiagudos nele; o terceiro, que é um caminho rochoso
e desnivelado. Dou-lhe três conselhos nesta matéria. A primeira é que o bispo
deverá vestir roupas robustas e firmemente tecidas em preparação para o caminho
estreito. A segunda é que ele deveria manter seus dez dedos na frente de seus
olhos e olhar através delas, como através de grades para não se ser arranhado
pelos espinhos.
A terceira é que ele deve caminhar
cautelosamente e testar cada e todo passo que ele der para ver se o seu pé
obtém uma posição firme quando ele o firmar no chão, e ele não deve
apressadamente pôr ambos os pés ao mesmo tempo sem primeiro assegurar-se das
condições do caminho. Este caminho estreito simboliza senão a malícia do povo
malvado em relação aos justos, o tipo de pessoas que despreza atos corretos e
perverte os caminhos e avisos retos dos justos, que dá pouco valor a qualquer
coisa relacionada a humildade e piedade. Para enfrentar essas pessoas, o bispo
deve vestir-se em traje de paciência firme, uma vez que paciência torna
encargos agradáveis e alegremente aceita os insultos que recebe.
Os espinhos simbolizam nada mais do que
as dificuldades do mundo. Para confrontá-los, os dez dedos dos mandamentos e
conselhos de Deus e devem ser mantidos para que, quando o espinho de provações
e pobreza o arranharem, ele possa lembrar-se do sofrimento e a pobreza de
Cristo. Quando o espinho da ira e da inveja o arranharem, ele deve lembrar-se
do amor de Deus que nós somos ordenados a guardar. O verdadeiro amor não
insiste em obter o que é seu mesmo, mas abre-se inteiramente para a glória de
Deus e ao benefício do próximo.
Que o bispo deve caminhar cautelosamente
significa que ele deva ter toda uma atitude de prudência inteligente em todo
lugar. Porque uma boa pessoa deve ter dois pés, por assim dizer. Um pé é um
desejo de eternidade. A outra é uma aversão pelo mundo. Seu desejo de
eternidade deve ser cauteloso, no sentido de que ele não deve desejar coisas
eternas para si próprio sozinho como se ele fosse digno delas; ao contrário,
ele deve colocar todos os seus afetos e desejos, bem como sua recompensa nas
mãos de Deus. Sua aversão para o mundo deve ser cautelosa e cheia de temor, no
sentido de que esta aversão não deve ser resultado de suas dificuldades no
mundo ou impaciência com a vida, nem deve ser pelo amor a uma mais vida calma
ou sendo liberado de realizar trabalho benéfico para outros. Pelo contrário, só
deverá ser o resultado de seu repúdio pelo pecado e seu desejo de eternidade.
Uma vez que estas três dificuldades
forem superadas, eu avisaria o bispo sobre três inimigos no seu caminho. Como
vês, o primeiro inimigo tenta assobiar nos ouvidos do Bispo para bloquear a sua
audição. O segundo está na sua frente para arrancar seus olhos. O terceiro
inimigo está a seus pés, gritando bem alto e segurando um laço para prender
seus pés, quando ele os levantar do chão. O primeiro são aquelas pessoas ou
aqueles impulsos que tentam afastar o bispo do caminho certo, dizendo: “ por
que assumes tanto trabalho sobre ti mesmo e por que razão tornas teu caminho
tão estreito? Vai, em vez disso, para o caminho verdejante onde tantas pessoas
estão a andar. O que te importa como esta pessoa ou aquelas pessoas se
comportam? Por que te incomodas a ofender ou censurar as pessoas que poderiam
homenagear-te e gostar de ti ? Se eles não ofenderem a ti e aqueles perto de
ti, por que te importas com o modo que vivem ou se ofendem a Deus? Se tu mesmo
és um homem bom, por que te incomodas em julgar os outros? Melhor trocar
presentes e serviços! Faze uso das amizades humanas para ganhar elogios e uma
boa reputação durante tua vida. "
O segundo inimigo quer cegar-te, como os
filisteus fizeram a Sansão. Esse inimigo é beleza e pertences mundanos,
vestuário suntuoso, as armadilhas da pompa, privilégios e favores humanos.
Quando tais coisas são apresentadas a ti e agradam aos olhos, a razão é cegada,
os mandamentos de Deus se tornam fracos e mornos, pecado é cometido livremente
e, uma vez cometido, não é levado a sério. Portanto, quando o bispo tem um
moderado suprimento de bens necessários, ele deve ficar contente. Pois todas as
demais pessoas hoje em dia acham mais agradável a ficar com Sansão com o jugo
do desejo em vez de amar a Igreja com uma disposição louvável para o ministério
pastoral.
O terceiro inimigo grita bem alto ,
carrega um laço e diz: “ por que estás andando com tal cuidado e com a cabeça
inclinada para baixo? Por que razão te humilhas tanto, tu que deves ser e
poderias ser homenageado por muitas pessoas? Sê um sacerdote para te sentares
entre aqueles da elite! Sê um bispo para seres homenageado por muitos! Avança a
postos superiores para obteres melhor serviço e desfrutares de um maior
descanso! Armazena um tesouro com os quais podes ajudar a ti mesmo, bem como a
outros, e ser confortado por outros como retribuição, feliz onde quer que
estejas! "
Quando o coração torna-se inclinado a
esses sentimentos e sugestões, a mente em breve dirige seus passos na direção
de apetites terrenos e mundanos, levantando o pé como se fosse o pé do desejo
mais imoral , com o que ele fica tão enredado na armadilha de cuidados mundanos
que praticamente não consegue se elevar à consideração da sua própria miséria
ou das recompensas e castigos de eternidade. Nem isso é surpreendente, pois a
escritura diz que quem aspira à função de bispo deseja uma tarefa nobre para a
honra de Deus. Agora, contudo, há muitos que querem as honras mas fogem à
tarefa em que é encontrada a eterna salvação da alma. Por isso que este bispo
deverá permanecer na posição que ele detém e não procurar uma mais elevada, até
que Deus lhe queira dar outra."