Niceia I (325)
Assunto:condenar a heresia Ariana do presbítero Ário de Alexandria.
Afirmava que o Filho é criatura do Pai, a primeira e a mais digna de
todas, destinada a ser instrumentos para a criação de outros seres. Em
virtude da sua perfeição, o Filho ou Logos poderia ser chamado “Filho de
Deus”, O Bispo Alexandre de Alexandria reuniu um Sínodo local, contando
cerca de cem Bispos, que condenaram a doutrina de Ário e dos seus
seguidores em 318. A decisão foi comunicada a outros Bispos, inclusive
ao Papa S. Silvestre. Ário, porém, conseguiu novos defensores para a sua
causa o que tornou mais árdua a controvérsia. Diante dos fatos e
acontecimentos o imperador Constantino, que em 324 vencera Licínio,
tornando-se O único senhor do Império, resolveu intervir: tinha como
assessor teológico o santo Bispo Ósio de Córdoba (Espanha).
Que Constantino enviou a Alexandria para aproximar Ário do Bispo
Alexandre; a missão, porém, fracassou. Então Constantino resolveu
convocar conjuntamente com o Papa de Romão concilio de Nicéia em 325, ao
qual compareceram cerca de 300 Bispos, provenientes de todas as partes
do mundo cristão; o Papa S. Silvestre, de idade avançada, mandou dois
presbíteros seus representantes.
As discussões foram longas e agitadas. Por fim, os padres conciliares
redigiram o Símbolo de Fé de Nicéia, que afirmava ser o Filho “Deus de
Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não feito,
consubstancial (homoousios) ao Pai; por Ele foram feitas todas as
coisas”. A palavra homoousios torna-se, de então por diante, a entrada
fundamental para reta doutrina. Significava que o Filho é da mesma
natureza (= Divindade) que o Pai; não saiu do nada como as criaturas,
mas desde toda a eternidade foi gerado sem dividir a natureza divina. O
Imperador Constantino tomou aos seus cuidados a defesa do Concílio
ecumênico de Nicéia. Exilou Ário e quatro Bispos que não queriam
aceitar, na íntegra, definição do Concílio. Condenou às chamas os
escritos de Ário; seria punido quem os guardasse às ocultas e exilou-o
junto a mais quatro Bispos que não queriam aceitar, na íntegra,
definição do Concílio. Mais ainda não o levo-u extinção a heresia do
mesmo, que a expandirá para outras regiões do oriente nestas que
entraram em decadência e se extinguiram quase completamente.
Condenou-se a heresia que negava a dividade de JesusCristo, O Arianismo
do presbítero Ário de Alexandria foi mais longe do que os pensadores
anteriores: Noeto de Esmirna, e Sabélio.
Destaque: Santo Atanásio que escrareu e exprico a reta doutrina. E o Papa Libério.