O conselho da Virgem à sua filha sobre a
vida;, as palavras de Cristo à esposa sobre as roupas que deve ter guardadas na
segunda casa; sobre como estas roupas denotam a paz de Deus e a paz de um
próximo que trabalha por misericórdia e pura abstinência; e uma explicação
excelente de todas essas coisas.
Livro 2 - Capítulo 26
Maria disse: “Coloca o broche da Paixão
do meu Filho firmemente em ti assim como São Lourenço firmemente o colocou.
Cada dia ele costumava refletir como segue: ‘Meu Deus é meu Senhor, eu sou seu
servo. O Senhor Jesus Cristo foi despido e zombado. Como isso pode ser justo
para mim, seu servo, que esteja vestido com finura? Ele foi flagelado e pregado
na madeira. Então, não é certo que eu, seu servo, se eu realmente for seu
servo, não tenha nenhuma dor ou tribulação.’ Quando ele foi estendido sobre as
brasas e gordura liquida escorreu para o fogo, e seu corpo todo pegou fogo, ele
levantou os olhos para os céus e disse: ‘Bendito sois vós, Jesus Cristo, meu Deus
e Criador! Eu sei que não vivi bem os meus dias. Sei que fiz pouco por sua
glória. É por isso, que vendo que sua misericórdia é grande, eu vos peço que me
trateis com vossa misericórdia.’ E nesta palavra sua alma foi separada de seu
corpo. Viste, minha filha? Ele amou tanto meu Filho e suportou tanto sofrimento
para sua glória que ainda disse que não era digno de alcançar o Céu. Como,
então, podem ser merecedoras aquelas pessoas que vivem por seus próprios
desejos? Então, tenha sempre em mente a paixão do meu Filho e de seus santos.
Eles não suportam tais sofrimentos sem nenhuma razão, mas para dar aos outros
um exemplo de como viver e para mostrar que um rigoroso pagamento será exigido
pelos pecados, por meu Filho, que não quer que nem o menor pecado fique sem
correção.”
Então, o Senhor Jesus veio e falou à
esposa, dizendo: “Eu te disse antes o que deve ser armazenado em nossas casas.
Entre outras coisas, deve haver roupas de três tipos: primeiro, feita de linho,
que é produzida e cresce da terra; segundo, feita de couro, que vem dos
animais; terceiro, feita de seda, que vêm do bicho-da-seda. A roupa de linho
tem dois bons efeitos. Primeiro, ela é macia e suave em contato com o corpo nu.
Segundo, ela não perde sua cor, mas quanto mais é lavada, mas limpa se torna. O
segundo tipo de roupa, ou seja, a de couro, tem dois efeitos. Primeiro, ela
cobre a vergonha da pessoa; segundo, proporciona calor contra o frio. O
terceiro tipo de roupa, ou seja, a de seda, também tem dois efeitos. Primeiro,
pode ser vista como muito bela e fina; segundo, é muito cara para comprar. As
roupas de linho, que são boas para as partes nuas do corpo, simbolizam a paz e
a concordância. Uma alma devota deve vesti-la em respeito a Deus, para que
assim ela possa estar em paz com Deus, tanto por não querer nada além do que
Deus quer ou numa direção diferente da que ele quer, quanto pela não irritação
dele pelos pecados, já que não há paz entre Deus e a alma a não ser que ela
pare de pecar e controle sua concupiscência
Ela também deve estar em paz com seu
próximo, ou seja, não causando problemas a ele, ajudando-o se tem problemas, e
sendo paciente se ele peca contra ela. Qual é a tensão mais infeliz na alma do
que sempre estar desejando o pecado e nunca ficar cansada disso, sempre desejando
e nunca em repouso? O que ferroa a alma mais agudamente do que ficar com raiva
do seu próximo e invejar seus bens? É por isso, que a alma deve estar em paz
com Deus e com seu próximo, já que nada pode ser mais repousante do que
descansar do pecado e não ser ansioso em relação ao mundo, nada mais suave que
o alegrar-se com o bem do próximo e desejar a ele o que deseja para si mesma.
Esta roupa de linho deve ser usada sobre
as partes nuas do corpo, porque, mais apropriada e importante do que as outras
virtudes, a paz deve morar próxima do coração, onde Deus deseja descansar. Esta
é a virtude que Deus insufla e mantém no coração. Como o linho, esta paz nasce
e cresce da terra, já que a paz e a paciência brotam da reflexão sobre a
fraqueza da própria pessoa. Um homem que é da terra deve considerar suas
próprias fraquezas, ou seja, se ofendido, rapidamente se enfurece, e se ferido,
rapidamente sente dor. Se ele reflete desta forma, não fará a outro o que ele
mesmo não pode suportar, pensando consigo: ‘Assim como sou fraco, meu próximo
também o é.
Assim como eu não quero suportar tais
coisas, ele também não.’ E depois, a paz não perde sua cor, ou seja, sua
estabilidade, mas fica mais e mais constante, já que, considerando a fraqueza
de seu próximo, ele se torna mais apto a suportar injurias. Se a paz do homem
fica poluída pela impaciência de qualquer forma, ela se torna mais limpa e
brilhante diante de Deus quanto mais frequentemente e rapidamente ela for
lavada através da penitencia. Ele também se torna mais feliz e prudente na
tolerância, quanto mais vezes ficar irritado e novamente se penitenciar, já que
se alegra na esperança da recompensa que espera vir, por conta da sua paz
interior, e se torna ainda mais cuidadoso quanto a não se deixar cair pela
impaciência
O segundo tipo de roupa, a de couro,
denota ações de misericórdia. Estas roupas de couro são feitas de peles de
animais mortos. O que estes animais simbolizam se não meus santos, que foram
tão simples quanto os animais? A alma deve ser coberta com suas peles, ou seja,
ela deve imitar e realizar as obras de misericórdia. Estas têm dois efeitos.
Primeiro, ela cobre a vergonha da alma pecadora e a limpa para que não apareça
manchada à minha vista. Segundo, elas protegem a alma contra o frio. O que é o
frio da alma se não a dureza a respeito do meu amor? Obras de misericórdia são
eficazes contra tal frieza, envolvendo a alma para que ela não pereça pelo
frio. Através destas obras, Deus visita a alma, e a alma se aproxima sempre
mais de Deus.
O terceiro tipo de roupa, a feita de
seda dos bichos-da-seda, que parece muito dispendiosa para comprar, denota o
hábito puro da abstinência. Ela é bela na visão de Deus, dos anjos e dos
homens. Ela também é cara, já que parece difícil para as pessoas conterem suas
línguas das conversas excessivas e sem valor. Parece difícil conter o apetite
da carne para com os excessos e prazeres supérfluos. Parece também difícil ir
contra a própria vontade. Mas, embora possa ser difícil, ela é de todo modo,
útil e bela.
É, por isso, minha esposa, pela qual
quero dizer todos os fieis, que na nossa segunda casa devemos armazenar a paz
para com Deus e o próximo, obras de misericórdia através da compaixão e ajuda
aos miseráveis, e abstinência da concupiscência.
Embora a última seja mais cara que as
outras, também muito mais bela do que as outras roupas, que nenhuma outra
virtude parece bela sem ela. Esta abstinência deve ser produzida pelos
bichos-da-seda, ou seja, pela consideração dos excessos de alguem contra Deus,
pela humildade, e pelo meu próprio exemplo de abstinência, pois Eu me tornei
como um verme pela humanidade. Uma pessoa deve examinar seu espírito, como e
quão frequente ela tem pecado contra mim e de que forma se emendou. Então ela
vai descobrir, por si própria, que nenhuma quantidade de trabalho e abstinência
de sua parte pode fazer emenda ao número de vezes que ela pecou contra mim.
Ela também deve considerar sobre meus
sofrimentos e dos meus santos, assim como a razão pela qual Eu suportei tais
sofrimentos. Então ela verdadeiramente compreenderá que, se Eu exijo tão
estrita retribuição dos meus santos, que tem me obedecido, quanto mais Eu
exigirei em juízo àqueles que não me obedeceram. Uma alma boa deve, portanto,
prontamente se empenhar na prática da abstinência, recordando que seus pecados
são maus e cercam a alma como vermes. Assim, desses pequenos vermes, ela
coletará seda preciosa, ou seja, o puro hábito da abstinência em todos os seus
membros. Deus e todo os anfitriões do Céu alegram-se nisso. A eterna alegria
será concedida à pessoa que armazena isto, e, se a abstinência não tivesse
vindo em seu auxilio, ela teria sofrimento eterno”