Sobre como, atrás do conselho de Deus, a
esposa elege a pobreza para si e renuncia às riquezas e desejos carnais; sobre
a verdade das coisas reveladas a ela e sobre três pessoas notáveis mostradas
por Cristo.
Livro 1 - Capítulo 32
Tu serás como alguém que se desprende do
mundo e, no tempo certo, colherás. Tens que te desapegar das riquezas e colher
virtudes, deixar aquilo que passará e acumular bens eternos, abandonar as
coisas visíveis e se apossar do invisível. Ao contrário do prazer do corpo,
dar-te-ei a exultação de tua alma; ao contrário das alegrias do mundo,
dar-te-ei as do Céu; em vez da honra mundana, a honra dos anjos; em vez da
presença da família, a presença de Deus; em vez de possuir bens, dar-te-ei a
mim mesmo, doador e Criador de todas as coisas. Responda, por favor, às três
perguntas que formularei: Primeiro, diga-me se queres ser rica ou pobre neste
mundo”. Ela respondeu: “Senhor, prefiro ser pobre, pois as riquezas me criam
ansiedade e me distraem ao servi-lo”. Diga-me, em segundo lugar, se encontraste
algo repreensível para tua alma ou falso nas palavras que ouves de minha boca”.
E ela disse: “Não Senhor, tudo é razoável”. Terceiro, diz-me se o prazer dos
sentidos que tu experimentaste antes te agrada mais que os gozos espirituais
que agora tens. E ela respondeu: “Em meu coração envergonho-me de pensar em
meus deleites anteriores e agora parecem veneno, mais amargos quanto era meu
desejo por eles. Prefiro morrer antes de voltar a eles; não se podem comparar
com o deleite espiritual”.
“Portanto, disse ele, se podes comprovar
que todas as coisas que te disse são certas, por que, então, tens medo ou estás
preocupada com o fato de eu atrasar tudo o que já disse que se fará? Tome em
conta os Profetas, considere os Apóstolos e os Santos Doutores da Igreja! Eles
descobriram algo em mim que não foi a verdade? É por isso que, para eles, não
importaram nem o mundo nem seus desejos. Ou, por que crês que os profetas
predisseram acontecimentos futuros com tanta antecipação se não foi pela
vontade de Deus que eles dessem a conhecer as palavras antes dos fatos para que
os ignorantes fossem instruídos na fé? Todos os mistérios de minha encarnação
foram revelados com antecedência aos Profetas, inclusive a estrela que guiou os
Magos. Eles creram nas palavras do Profeta e mereceram ver aquilo que haviam
crido e lhes dei certeza no momento em que viram a estrela. Da mesma forma
agora, minhas palavras deverão ser anunciadas, depois verão os fatos e se crerá
neles com maior evidência.
Mostrar-te-ei três pessoas. Primeiro, um
homem cuja consciência está manchada com um pecado manifesto e, demonstrado por
sinais evidentes. Por quê? Não poderia tê-lo destruído pessoalmente? Não poderia
tê-lo expulsado para o abismo em um segundo se eu, assim o quisesse? Claro que
sim. Mas o suporto ainda para a instrução dos outros e em prova de minhas
palavras, mostrando como sou justo e paciente e quão infeliz é esse homem que é
governado pelo demônio.
O poder do demônio sobre ele aumentou
por sua intenção de permanecer no pecado e por seu prazer nele, com o resultado
de que nem minhas palavras amáveis nem as duras ameaças ou o medo da Gehenna
(do inferno) podem recuperá-lo. E, também, em justiça, porque ele teve uma
constante intenção de pecar, ainda que não o colocasse em prática, por isso,
merece ser enviado ao demônio por toda a eternidade. O mínimo pecado é
suficiente para condenar a quem se deleita nele e não se arrepende.
Mostrar-te-ei agora os outros dois. O
demônio atormentou o corpo de um deles, mas não chegou a entrar em sua alma.
Escureceu sua consciência mediante suas maquinações, mas não pôde entrar em sua
alma nem adquirir poder sobre ele. Tu podes perguntar: ‘Acaso não é a consciência
o mesmo que a alma? Não está ele na alma quando está na consciência?’ Por certo
que não. O corpo possui dois olhos para ver, mas, mesmo perdendo o poder da
vista, o corpo pode manter-se são. Acontece o mesmo com a alma. Ainda que o
intelecto e a consciência, às vezes, se perturbem na confusão como meio de
penitência, ainda assim, a alma nem sempre fica manchada de maneira que incorra
na culpa. Assim, pois, o demônio dominou a consciência de um homem, mas não sua
alma.
Mostrar-te-ei ainda um terceiro homem
cujo corpo e alma estão completamente sujeitos ao demônio. A menos que o coaja
com meu poder e graça especiais, nunca poderá ser expulso nem sair dele. O
demônio sai de algumas pessoas por vontade e disposição próprias, mas de outras
sai tão somente pela resistência e sob coação. Entretanto entra em algumas
pessoas, devido ao pecado de seus pais ou por algum desígnio oculto de Deus –
como, por exemplo, em crianças ou naqueles que carecem de inteligência – em
outros entra por sua infidelidade e pelo pecado alheio.
Desses últimos, o demônio sai
voluntariamente quando é expulso por pessoas que conhecem exorcismo ou a arte
de expulsar demônios, sempre que o façam sem vã glória ou por algum tipo de
benefício temporal, pois o demônio tem poder para entrar naquele que o expulsa
ou para voltar de novo para a mesma pessoa da qual tenha sido expulso, se não
houver amor de Deus em nenhum deles. Nunca sai do corpo ou da alma daqueles que
os possuem completamente, exceto mediante meu poder.
Como o vinagre que, quando se mistura
com o vinho doce, infecta a doçura do vinho e já não pode mais ser separado
dele, igualmente o demônio não sai da alma de ninguém a quem possua, exceto
mediante meu poder. Quem é este vinho senão a alma humana, que foi mais doce
para mim que nenhum outro ser criado, e tão querida por mim que inclusive
deixei que minha carne fosse cortada e meu corpo machucado até as costelas por
sua salvação? Antes que perdê-la, aceitei morrer por ela.
Este vinho foi conservado entre
resíduos, da mesma forma que coloquei a alma em um corpo, onde foi guardada por
minha vontade, como em uma urna selada. Todavia, o pior vinagre se misturou com
este vinho doce, me refiro ao demônio, cuja maldade é mais azeda e abominável
para mim que o vinagre. Por meu poder, este vinagre será eliminado da pessoa
cujo nome te direi, de maneira que Eu possa revelar assim minha misericórdia e
sabedoria através dele, mas mostrarei meu juízo e minha justiça através do
homem anterior.
EXPLICAÇÃO
O primeiro homem foi um nobre e soberbo
cantor, que foi a Jerusalém sem a permissão do Papa e foi atacado pelo demônio.
(Fala-se também algo deste endemoniado no Livro III, revelação 31 e no Livro
IV, revelação 115). O segundo endemoniado foi um monge cisterciense. O demônio
o atormentou tanto que podia apenas ser dominado por quatro homens. Sua língua
aumentada assemelhava-se a de uma vaca. Os grilhões de suas mãos foram feitos
em pedaços de forma invisível. Este homem foi salvo pelas palavras do Espírito
Santo através da Senhora Brígida ao cabo de um mês e dois dias. O terceiro
endemoniado era um político de Östergötland (Suécia). Quando se lhe recomendou
que fizesse penitência, disse a quem o aconselhou: “Não pode o dono de uma casa
sentar-se onde quiser? Se o demônio possui meu coração e minha língua como
posso fazer penitência?” Maldizendo os Santos de Deus, morreu naquela mesma
noite sem os sacramentos ou confissão.