As palavras de Cristo à sua esposa sobre
como deveria haver humildade na casa de Deus, e como essa casa significa pureza
de vida e como casas e esmolas devem ser doadas apenas de bem ganhos
honestamente, e sobre como restaurar bens adquiridos indevidamente.
Livro 1 - Capítulo 18
Na minha casa todos devem ter a
humildade que agora é totalmente rejeitada. Deve haver uma forte parede
divisória entre os homens e as mulheres, porque mesmo que eu seja capaz de
defender todos e mantê-los todos sem uma parede, ainda, por razões de precaução
e por causa da astúcia do diabo, eu quero uma parede que deve separar as duas
residências. Deve ser forte e não muito elevada, mas moderada. As janelas devem
ser muito simples e transparentes, o telhado moderadamente elevado, pelo que
nada pode ser visto lá que não pertença à humildade. Porque aqueles que agora
constroem casas para mim são como mestres construtores que, quando o senhor ou
o mestre da casa entram nelas, agarram-lhe pelos cabelos e pisam-lhe com os
pés; eles elevam o que é sujo para o alto e pisam o ouro com os pés. Isto é o
que muitos fazem para mim agora.
Eles constroem sujeira, ou seja, criam
para o céu coisas perecíveis e mundanas, mas descuidam das almas que são mais
preciosas do que todo ouro. Se eu quero ir até eles através das minhas
pregações ou através de bons pensamentos, eles agarram-me pelos cabelos e
pisam-me com seus pés, o que significa que eles me insultam e consideram minhas
palavras e minhas ações desprezíveis como sujeira. Eles se consideram muito
mais sensatos. Mas se eles quiserem construir coisas para mim e para minha
honra, deveriam primeiro elevar as almas para o reino dos Céus. Os que querem
construir minha casa devem, com a máxima precisão, tomar cuidado em não deixar
ser destinado à construção nenhum centavo que não tenha sido honesta e
justamente adquirido.
Há muitas pessoas que sabem que possuem
bens conseguidos ilicitamente e não se aborrecem por isso, nem tem intenção de
restituir e devolver seus roubos e pilhagens, apesar de que poderiam fazê-lo se
quisessem. Entretanto, como sabem que não podem manter estas coisas para
sempre, dão uma parte de seus bens mal adquiridos às Igrejas, como se me
pudessem aplacar por suas doações. As possessões legítimas reservam aos seus
descendentes. E isto não me agrada nada.
Uma pessoa que deseja agradar-me com
suas doações têm que ter antes de tudo, o desejo de emendar seu caminho e
depois fazer todo o bem que possa. Deve lamentar-se e chorar pelo mal que tenha
feito e repará-lo se puder. Se não puder deve ter a intenção de fazer a
restituição de seus bens fraudulentamente adquiridos. Então, tem que cuidar de
não voltar a cometer os ditos pecados. Se a pessoa a quem tem que restituir
seus bens mal adquiridos já não está viva, então pode fazer a mim a doação que
a todos posso devolver o pago. Se não pode restituí-los, sempre se humilhe
diante de mim, com propósito de emenda e um coração contrito, tenho os meios de
fazer a restituição e agora ou no futuro, restaurar a propriedade de todos os
que tiverem sido fraudados.
Explicar-te-ei o significado da casa que
quero construir. A casa é a vida religiosa. Eu sou o Criador de todas as
coisas, através de quem tudo se fez e existe; Sou seu fundamento. Há quatro
paredes nessa casa. A primeira é a justiça pela qual julgo os que são hostis a
esta casa. A segunda parede é a sabedoria, pela qual ilumino seus habitantes
com meu conhecimento e compreensão. A terceira é o poder mediante o qual os
fortaleço contra as maquinações do demônio. A quarta parede é minha
misericórdia, que acolhe qualquer um que a peça. Nesta parede está a porta da
graça, através da qual todos os que a procuram são bem vindos. O telhado da
casa é a caridade, mediante a qual cubro os pecados daqueles que me amam, de
forma que não sejam sentenciados por suas faltas. A claraboia do teto por onde
entra o sol é representação da minha graça.
Através dela se introduz nos habitantes
a transparência da minha divindade. Que a parede seja grande e forte significa
que nada pode debilitar minhas palavras nem destruí-las. Que deveria ser
moderadamente alta significa que minha sabedoria pode ser entendida e
compreendida em parte, mas nunca completamente. As janelas simples e transparentes
referem que minhas palavras são simples e ainda assim chega ao mundo, através
delas, a luz do conhecimento divino. O telhado moderadamente alto significa que
minhas palavras não devem manifestar-se de maneira incompreensível e
inalcançável, mas em forma compreensível e inteligível.