A
instrução do Filho para a esposa sobre o Demônio: a resposta do Filho para a
esposa sobre porque ele não remove malfeitores antes de cair em pecado, e sobre
como o reino dos céus é dado às pessoas batizadas que morrem antes de atingir a
idade do discernimento.
Livro 2 - Capítulo 1
O Filho falou à esposa, dizendo:
"Quando o demônio te tenta, dize-lhe estas três coisas: "As palavras
de Deus não podem ser nada, mas sim a verdade."Segundo" : Nada é
impossível para Deus, porque Ele pode fazer todas as coisas." Terceiro:
"Você, demônio, não poderia dar-me tão grande fervor de amor como o que
Deus me dá". Novamente o Senhor disse à esposa: Eu olho para as pessoas de
três maneiras: primeiro, o seu corpo exterior e como está por dentro; segundo,
sua consciência interior, para que direção tende e de que maneira; terceiro,
seu coração e aquilo que deseja. Como um pássaro que vê um peixe no mar e
avalia a profundidade da água e também toma nota de ventos tempestuosos, Eu
também conheço e avalio os caminhos de cada pessoa e tomo nota do que é devido
a cada um, pois sou apurado na visão e posso avaliar a situação humana melhor
do que uma pessoa que conhece a si próprio.
Então, porque eu vejo e sei todas as
coisas, tu poderias perguntar-me porque Eu não tirava os malfeitores antes que
eles caíssem nas profundezas do pecado. Eu mesmo fiz a pergunta e Eu mesmo te
responderei: Eu sou o Criador de todas as coisas, e todas as coisas são
conhecidas de antemão por mim. Eu sei e vejo tudo o que foi, e tudo o que será.
Mas, embora eu saiba e possa fazer todas as coisas, ainda, por razões de justiça,
eu não interfiro na constituição natural do corpo mais do que na inclinação da
alma. Cada ser humano continua a existir, de acordo com a constituição natural
do corpo, como ele é e foi, desde toda a eternidade, na minha presciência. O
fato de uma pessoa ter uma vida mais longa ou mais curta, tem a ver com a força
ou fraqueza natural e está relacionado com a constituição física da pessoa. Não
é devido à minha presciência que uma pessoa perde a visão ou outra se torna
manca ou algo parecido, já que a minha presciência de todas as coisas é tal que
ninguém, para ela, é o pior, nem é ela prejudicial a ninguém.
Além disso, estas coisas acontecem não
por causa do curso e posição dos elementos celestiais, mas devido a alguns
princípios de justiça ocultos na constituição e conservação da natureza. Por
causa do pecado e da desordem natural, vêm a deformidade do corpo de muitas
maneiras. Isto não acontece porque eu desejo isso diretamente, mas porque eu
permito que aconteça por uma questão de justiça. Mesmo que eu possa fazer todas
as coisas, eu ainda não obstruo a justiça. Assim, a extensão ou a brevidade da
vida da pessoa está relacionada com a força ou fraqueza de sua constituição
física, segundo minha presciência que ninguém pode violar.
Tu podes compreender isto por meio de
uma comparação. Imagine que havia duas estradas com uma estrada que conduz até
elas. Havia um grande número de sepulturas em ambas as estradas e cruzamentos
se sobrepondo uma à outra. O fim de uma das duas estradas caia diretamente para
baixo; o fim da outra tendia para cima. Na encruzilhada estava escrito:
"Todo aquele que percorre esta estrada começa com prazer e deleite, e o
termina em grande miséria e vergonha. Quem toma a outra estrada começa com
esforço moderado e suportável, mas chega ao fim com grande alegria e
consolação". Uma pessoa caminhando na estrada única estava completamente
cega. No entanto, quando ela chegou na encruzilhada, seus olhos se abriram, e
ela viu o que estava escrito sobre como as duas estradas terminavam.
Enquanto ela estava estudando o aviso e
pensando sobre isso, ali apareceu, de repente, ao lado dela, dois homens aos
quais foi confiada a guarda das duas estradas. Como eles observaram o viajante
na encruzilhada, disseram um ao outro: 'Vamos observar atentamente que estrada
ele escolhe para tomar e, em seguida, ele vai pertencer a um de nós conforme o
caminho que ele escolhe. O viajante, no entanto, estava considerando consigo
mesmo as extremidades e as vantagens de cada estrada. Ele fez a prudente
decisão de selecionar a estrada cujo início envolvia alguma dor, mas que teria
alegria no final, ao invés da estrada que começava com alegria, mas terminava
com dor. Ele decidiu que era mais razoável e suportável cansar devido um pouco
de esforço no início, mas ter segurança no final.
Tu entendes o que tudo isso significa?
Vou te explicar. Essas duas estradas são o bem e o mal dentro do alcance
humano. Isso reside no poder e livre arbítrio de uma pessoa escolher o que a
ele ou ela apetece de tomar para chegar à idade do discernimento. Uma única
estrada leva até as duas estradas da escolha entre o bem e o mal; em outras
palavras, o tempo da infância leva até a idade do discernimento. O homem
andando sobre esta primeira estrada é como um cego, pois ele é, por assim
dizer, cego em sua infância, até atingir a idade do discernimento, não sabendo
distinguir entre o bem e o mal, entre o pecado e a virtude, entre o que é
ordenado, e o que é proibido.
O homem caminhando nesta primeira
estrada, ou seja, na época da infância, é como um homem cego. No entanto,
quando ele atinge a encruzilhada, ou seja, a idade do discernimento, os olhos
de seu entendimento são abertos. Ele então, sabe como decidir se é melhor
experimentar um pouco de dor, mas alegria eterna, ou um pouco de alegria e dor
eterna. Qualquer que seja o caminho que ele escolha, ele não vai deixar de ter
quem cuidadosamente conte seus passos. Existem muitas sepulturas nessas
estradas, uma após a outra, uma contra a outra, porque, na juventude e na
velhice, uma pessoa pode morrer mais cedo, outra mais tarde; uma na juventude,
outra na terceira idade. O fim desta vida é apropriadamente simbolizado por
sepulturas: ele virá para todos, de uma forma, ou de outra, de acordo com cada
constituição natural e exatamente como Eu tenha previsto.
Se eu levasse alguém embora,
contrariando a constituição natural do organismo, o demônio teria motivos de
acusação contra mim. Consequentemente, a fim de que o demônio não possa
encontrar nada em mim que vá, no mínimo, contra a justiça e Eu não interfiro na
constituição natural do corpo mais do que na constituição da alma. Mas
considere minha bondade e misericórdia! Assim, como diz o professor, dou
virtude àqueles que não tem nenhuma virtude. Devido ao meu grande amor, eu dou
o reino dos céus a todos os batizados que morrem antes de atingirem a idade do
discernimento. Como está escrito: É do agrado do meu Pai conceder o Reino dos
Céus a tais como estes. Devido ao meu terno amor, Eu mostro misericórdia até
mesmo às crianças dos pagãos.
Se qualquer um deles morre antes de
atingir a idade do discernimento, eles não podem me conhecer face a face, e vão
para um lugar que não é permitido que se saiba, mas onde eles viverão sem
sofrimento. Aqueles que já passaram pela estrada única, atingem aquelas duas estradas,
ou seja, a idade do discernimento entre o bem e o mal. Está então, em seu
poder, escolher o que mais lhes agrada. Sua recompensa seguirá a inclinação de
sua vontade, já que nessa época eles sabem como ler o aviso escrito no
cruzamento dizendo-lhes que é melhor suportar uma pequena dor no início e
alegria esperando por eles no final, do que obter alegria no início e dor no
final.
Algumas vezes, acontece que uma pessoa é
levada mais cedo do que normalmente permitiria sua constituição física natural,
por exemplo, através de um homicídio, embriaguez e coisas desse tipo. Isto é
porque a maldade do demônio é tal que o pecador neste caso receberia uma
punição extremamente duradoura se ele continuasse vivo por um longo período.
Portanto, algumas pessoas são levadas mais cedo do que sua condição física
natural permitiria devido à demanda de justiça e por causa de seus pecados. Sua
retirada do mundo foi prevista por mim desde a toda eternidade, e é impossível
a qualquer um opor-se à minha previsão. Algumas vezes, boas pessoas também são
levadas mais cedo do que sua condição física natural permitiria. Por causa do
grande amor que eu tenho por elas, e por causa de seu amor ardente e seus
esforços em disciplinar o corpo pelo meu bem, a justiça algumas vezes requer que
eles sejam levados embora, como previsto por mim desde toda a eternidade.
Assim, Eu não interfiro na constituição natural do corpo mais do que na
constituição da alma.