Segunda Parte-Da cortesia nas ações comuns e ordinárias- do levantar e do deitar

AS REGRAS DE CORTESIA


SEGUNDA PARTE
Da cortesia nas ações comuns e ordinárias
CAPÍTULO I
Do levantar e do deitar
Embora a boa educação não tenha regras no que se refere ao tempo em que se deve estar deitado e em que se deve levantar, é conveniente levantar-se desde o amanhecer, porque, além de ser um defeito o dormir demais, é uma coisa vergonhosa e insuportável, diz Santo Ambrósio, que o sol levante nos encontre na cama.
Também é mudar e inverter a ordem da natureza fazer do dia a noite e da noite o dia, como fazem alguns. É o demônio que leva a agir assim: como ele sabe que as trevas dão ocasião ao pecado, é
fácil que façamos nossas ações durante a noite.
Sigamos antes o conselho de São Paulo. Deixemos -diz ele - as obras das trevas e caminhemos, isto é, trabalhemos com bons modos, como se deve fazer durante o dia. Para isto sirvamo-nos das armas da luz, demos a noite ao sono, e empreguemos o dia para fazer todas as nossas ações. Certamente teríamos vergonha e
confusão fazer em pleno sol as obras de trevas, e misturar em nossas ações alguma coisa de desregrado, quando não podemos ser vistos.
Portanto é completamente contrário à boa educação, conforme São Paulo nos insinua, deitar-se como fazem algumas pessoas, no começo do dia e levantar-se pelo meio-dia. É muito conveniente tanto para a saúde como para o bem da alma, não se deitar mais tarde do que às dez horas e não se levantar mais tarde do seis horas da manhã. Deve-se então dizer a si mesmo estas palavras de São Paulo, e advertir os que são retidos na cama pela preguiça: Chegou a hora de despertar de nosso sono; a noite passou, e o dia está
adiantado, a fim de poder depois dirigir a Deus estas palavras do Profeta Rei: Ó meu Deus, tu és o meu Deus, desde a aurora te procuro.
Não é próprio de uma pessoa honesta fazer-se chamar várias vezes para se levantar, nem hesitar durante muito tempo para o fazer. Portanto, assim que se desperta, deve-se levantar imediatamente, etc.
Também é indecente e pouco honesto ficar conversando para se divertir, brincar ou jogar sobre a cama, porque a cama foi feita para descansar o corpo fatigado pelo trabalho e pelas ocupações que se teve durante o dia. Deve ser usada somente para repousar e
por conseguinte não se deve ficar nela quando não se precisa mais de repouso.
Também não convém que um cristão se deixe ir a essa sorte de divertimentos e de brincadeiras que facilmente poderiam apagar as boas idéias que se poderia ter na mente.
Portanto, assim que se desperta, é preciso levantar-se prontamente e fazê-lo com tanta circunspeção que nenhuma parte do corpo apareça nua mesmo que se estivesse sozinho no quarto.
O amor que se deve ter à pureza, bem como a honestidade devem levar os que são casados a não permitir que alguma pessoa de sexo diferente entre no quarto em que dormem, até estarem completamente vestidos e a cama arrumada. Por isso é conveniente que tranquem a porta de seu lado quando estão dentro.
Ao sair da cama, ela não deve ficar descoberta, nem colocar a boina de dormir sobre uma cadeira ou em qualquer outro lugar em que possa ser vista.
A cortesia exige que se arrume a cama antes de sair do quarto, ou se ela é arrumada por outra pessoa, que ao menos fique coberta decentemente e de tal maneira que pareça como se estivesse arrumada, porque é muito indecente ver uma cama descoberta e
mal feita.
Também se deve ter o cuidado de esvaziar ou fazer esvaziar o penico assim que se levantou e evitar cuidadosamente esvaziá-lo pela janela ou na rua. Isto é totalmente contrário à boa educação. Deve-se também fazer de modo que ele fique bem limpo, que não se acumule sujeira no fundo e cause fedor; por isso devese
lavá-lo e deitar-lhe água todos os dias.
É muito descortês fazer que apareça o penico com urina diante de alguém e ao esvaziá-lo. Por isso convém tomar bem seu tempo para que ninguém o possa perceber.
Deve-se ter um horário determinado tanto para o deitar como para o levantar, pois não é menos importante fazer esta última ação do dia quanto a primeira.
A boa educação requer que a pessoa se deite ordinariamente, no mais tardar, cerca de duas horas depois do jantar.
As crianças não devem ir dormir antes de terem ido saudar seu pai e sua mãe e sem lhes desejar Boa Noite. Este é um dever e um respeito que a natureza quer que lhes seja prestado.
Como a pessoa deve levantar-se com muita modéstia e, ao fazê-lo, dar sinais de sua piedade, deve também fazer o mesmo ao se deitar de maneira cristã, isto é deitar-se depois de ter rezado e com toda
honestidade possível. Para isso não se despir nem se deitar diante de alguém. De maneira especial, exceto as pessoas casadas, não se deve deitar com pessoa de outro sexo, porque isto é completamente contra o pudor e a honestidade.
Ainda menos permitido a pessoas de sexo diferente é deitarem na mesma cama a não ser quando se trata de crianças bem novas. Também é próprio da honestidade que pessoas de mesmo sexo não durmam juntas na mesma cama. É o que São Francisco de Sales
recomendava a Madame de Chantal a respeito dos filhos dela, quando ainda estava no mundo, como sendo uma coisa de muita importância, e que ele considerava tanto como prática de boa educação como um princípio de moral e de piedade cristã.
A boa educação também exige que ao se deitar, se cubra o próprio corpo e se evitem os menores olhares. Os pais e as mães devem inspirar isto muito a seus filhos para lhes ajudar a conservarem o tesouro da pureza que lhes deve ser muito cara e para conservarem ao mesmo tempo a verdadeira honra de serem membros de Jesus Cristo e consagrados a seu serviço.
Logo depois que se está na cama, deve-se cobrir todo o corpo, fora o rosto, que sempre deve ficar descoberto. Também, para estar mais cômodo, não se deve tomar uma posição indecente, nem sob pretexto de assim dormir melhor, seria contra a boa educação.
Não é cortês recurvar as pernas, mas estirá-los e convém deitar-se ora de um, ora de outro lado; pois não é honesto dormir deitado sobre o ventre.
Quando, por uma necessidade indispensável, se está obrigado em viagem, a dormir com alguma pessoa do mesmo sexo, não é de boa educação chegar-se muito perto, até não só se incomodar mutuamente, mas até se tocar, e menos ainda colocar suas pernas entre as da pessoa com quem se está deitado.
Também não é honesto falar enquanto se está deitado porque a cama foi feita só para repousar.
Assim que se está nela, a pessoa deve se dispor a dormir.