Concilio de Efeso (431)

Assunto: Condenação da Heresia do Patriarca Nestório, ele Afirmava que o Lógos habitava na humanidade de Jesus como um homem se acha num templo ou numa veste; haveria duas pessoas, em Jesus uma divina e outra humana unidas entre si por um vinculo afetivo ou moral. Por conseguinte, Maria não seria a Mãe de Deus, (Theotókos), pois que em Jesus havia duas pessoas a humana e a divina, assim umas coisas eram feitas por Jesus-Deus e outras por Jesus-Homem. O concílo o refuta dizendo que; há duas naturezas em Jesus Cristo: uma Humana e outra Divina, Pessoas só há uma e não duas como o mesmo afirmava em seus ensinos, também negava-se a maternidade de Maria dizia-se que ela era Mãe de Cristo(Christokós); e Não de Deus ela teria gerado o homem Jesus, ao qual se uniu a segunda pessoa da SS. Trindade com a sua Divindade. foi ele condenado pelo Santo Concílio que definirá com grande penhor dos Padres da Igreja que Maria é Mãe de Deus, (Theotókos), o realizou-se em 431.

   São Cirilo de Alexandria; era Bispo ardoroso. Este escreveu em 429 aos bispos e aos monges do Egito, condenando a doutrina de Nestório. As duas correntes se dirigiram ao Papa Celestino I, que rejeitou a doutrina de Nestório num sínodo regional de 430. Deu ordem a S. Cirilo para que intimasse Nestório a retirar suas teorias no prazo de dez dias, sob pena de exílio; Cirilo enviou ao Patriarca de Constantinopla uma lista de doze anatematismos que condenavam o nestorianismo. Nestório não se quis dobrar, pois que podia contar com o apoio do Imperador; Em 431, o Imperador Teodósio II, instado por Nestório, convocou para Éfeso o terceiro Concílio Ecumênico a fim de solucionar a questão discutida. S. Cirilo, como representante e enviado do Papa S. Celestino I abriu a assembléia diante de 153 Bispos. Logo na primeira sessão, foram apresentados os argumentos da literatura antiga favoráveis ao título Theotókos, que acabou sendo solenemente proclamado; daí se seguia que em Jesus havia uma só pessoa (e duas naturezas a Divina e Humana); Maria se tornara Mãe de Deus pelo fato de que Deus quisera assumir a natureza humana no seu seio
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