SEGUNDA PARTE
Da cortesia nas ações comuns e ordinárias
CAPÍTULO V
Das Diversões
As diversões são exercícios aos quais se pode consagrar algum
tempo do dia, para relaxar a mente tensa das ocupações sérias, e o corpo dos empregos cansativos a que os sujeitamos durante o dia.
É muito bom tomar algumas vezes um pouco de descanso: o corpo e o espírito têm necessidade disso, e Deus nos deu disso o exemplo desde o começo do mundo, quando descansou, conforme a expressão da Escritura, depois de ter trabalhado seis dias inteiros
sem parar no grande trabalho da criação do mundo.
Nosso Senhor também convidou seus Apóstolos a descansarem com ele, depois de retornarem dos lugares a que foram enviados para lá pregar o Evangelho.
Contudo, como acontece com freqüência a gente se divertir ofendendo a própria consciência em detrimento dos outros, ou violando em alguma coisa as regras da honestidade, quer ao se entregar aos divertimentos que a boa educação não permite, quer ao
tomar o divertimento de maneira pouco honesta, ou misturando nele alguma coisa descortês ou inconveniente, por isso parece necessário expor aqui as diferentes espécies de diversões que se podem tomar e dar a conhecer a maneira de passar esse tempo para o fazer com modos educados.
As diversões que se podem tomar são o recreio, o jogo, o canto e o passeio. Aqui serão tratadas essas quatro coisas uma depois da outra e da maneira de as fazer bem.
São João Batista de La Salle (1651-1719)
São João Batista de La Salle (1651-1719)